De fato, para que você possa aumentar sua qualidade de vida, é necessário saber como adquirir hábitos saudáveis para sua vida.
Em suma, os hábitos saudáveis podem ajudar você a melhorar sua saúde e prevenir doenças posteriormente.
Assim sendo, se você deseja saber mais sobre como adquirir hábitos saudáveis para sua vida, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
Como adquirir hábitos saudáveis para sua vida
1. Defina o que você quer
O primeiro passo para adquirir hábitos saudáveis é descobrir quais são os hábitos que você quer manter. Para conseguir isso, você tem que ter seus objetivos claros.
De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Consulting and Clinical Psychology, o fato de estabelecer metas é uma técnica de mudança de comportamento que serve como um componente fundamental de intervenções bem-sucedidas.
Os pesquisadores concordam que você deve estabelecer metas para maximizar as mudanças no comportamento.
Invista tempo em explorar e descobrir o que você quer e o que você precisa neste momento em sua vida. Estar ciente disso lhe permitirá dar o próximo passo: formular um plano específico.
2. Faça um plano
Uma vez que você tenha os objetivos claros, você tem que definir um plano com ações realistas. Concentre-se em pequenos passos que você pode fazer e repita-os para alcançar seus objetivos.
Aqui estão alguns exemplos de passos específicos que você pode adicionar à sua rotina e torná-los hábitos:
- Invista tempo pela manhã para meditar – começar o dia com pressa vai deixá-lo de mau humor e piorar a sua rotina. Se reservar um pouco de tempo pela manhã para refletir, mostrar gratidão ou meditar, terá mais energia para enfrentar o novo dia.
- Coma um café da manhã saudável – nem todos têm o mesmo apetite pela manhã, mas geralmente, um café da manhã rico em proteínas e gorduras saudáveis irá enchê-lo de energia.
- Para de beber – se você quer parar de beber e não consegue, pode ir até uma clínica de recuperação de drogas, onde os profissionais vão auxiliar em todo o processo.
- Beba um copo de água antes de sair de casa.
- Lanche à tarde – é a hora do dia em que as energias começam a decair, por isso ter um lanche saudável à mão é sempre uma boa ideia.
- Prepare-se para o jantar – cozinhar em casa irá ajudá-lo a reduzir a ingestão de calorias e a controlar quais alimentos você come.
- Planeje uma hora para se exercitar – se você se exercitar sempre na mesma hora, acabará sendo uma ação automática.
- Leia antes de ir para a cama – assim você ajudará o corpo a relaxar e se preparar para uma noite de descanso.
- Durma pelo menos 7 horas todas as noites – siga uma rotina: ir para a cama e levantar-se à mesma hora, pelo menos durante a semana.
3. Seja constante
De acordo com alguns estudos, a mera repetição de uma simples ação a torna comum.
Em outras palavras, quando você repete certos comportamentos após situações específicas, com o tempo o cérebro aceita essas ações como automáticas.
Por exemplo, se você treinar antes do café da manhã, a automaticidade deste comportamento aumentará com o tempo.
Assim, se você se acostumar a fazer essa atividade todos os dias antes do café da manhã, o cérebro se preparará automaticamente para treinar.
4. Supere os contratempos
Os contratempos podem aparecer a qualquer momento quando você está tentando alcançar um objetivo. Haverá dias em que você não seguirá o seu plano, em que saltará um treino ou que se deixará levar pelos desejos.
De acordo com um grupo de pesquisadores em Londres, ignorar ocasionalmente a rotina de um comportamento não afeta seriamente o processo de formação de hábitos. A automaticidade de um hábito é recuperada assim que a ação é realizada novamente.
Contudo, é preciso voltar rapidamente ao seu objetivo.
5. Faça uma pausa
Reserve tempo todas as semanas para relaxamento e reflexão. Não se esqueça da positividade e da gratidão e de recompensar o corpo por tudo o que lhe permite fazer.
Neste tempo de pausa, você pode dar um passeio relaxante, participar de uma aula de ioga, fazer uma massagem ou ler um livro no sofá. Use este tempo para recuperar o corpo e a mente para mais uma semana de bem-estar.
Se você for fazer um passeio ao ar livre, lembre-se de usar proteção solar. Apenas dessa forma você poderá evitar uma futura cirurgia micrográfica de Mohs para tratar um câncer de pele.
Agora que você já sabe como adquirir hábitos saudáveis para sua vida, vamos ver alguns maus hábitos alimentares que você deve evitar.
7 maus hábitos alimentares para evitar
1- Lanches
Lanches é um ciclo vicioso de comer qualquer coisa entre as refeições. Os lanches são muito prejudiciais à saúde, pois geralmente são doces ou alimentos gordurosos ruins. Além disso, essas substâncias causam hipoglicemia e aumentam a quantidade de calorias.
Para remediar os lanches, recomendamos que você planeje dois lanches durante o dia. O primeiro, pela manhã, por volta das 10 horas da manhã, e o segundo no final da tarde. Pode ser composto de frutas, cereais ou oleaginosas (castanha de caju ou frutos secos).
2- Comer rápido demais
A mastigação é um fenômeno importante no processo de digestão. Quando você não toma tempo para comer devagar, o cérebro não percebe que você está comendo.
Esses tipos de maus hábitos alimentares resultam em consumo insaciável e excessivo de alimentos. Ao comer rápido demais, você não está ajudando seu corpo a queimar gordura.
Para combater esse mau comportamento, você deve mastigar lentamente a comida para prolongar o prazer de comer.
Para ajudar nessa tarefa, utilizar um cronômetro online pode ser uma ótima opção. Você pode definir um tempo limite para cada refeição e se acostumar a comer mais devagar.
A vantagem é aproveitar ao máximo os benefícios dos nutrientes em seus alimentos. Uma boa mastigação o ajudará a digerir melhor e alcançar rapidamente o efeito de saciedade.
3- Pular refeições
O ato de pular uma refeição é de longe a pior solução para queimar gordura. Pelo contrário, o corpo que precisa de energia tende a preencher o vazio na próxima refeição. Como resultado, você corre o risco de dar rédea livre aos desejos e consumir mais comida do que o habitual.
A solução é se organizar melhor para garantir que você respeite as 3 refeições essenciais do dia.
4- Comer na frente de uma tela
Comer na frente de uma tela (televisão, computador ou telefone) é um ritual que perturba o cérebro, porque não permite gravar o ato prioritário que você executa. Então você come mecanicamente sem apreciar sua refeição e sem estar cheio.
Evite relaxar na frente da tela. Faça de suas refeições uma ocasião sagrada para compartilhar em família! Sente-se para provar seus pratos favoritos em vez de se espreguiçar no sofá.
5- Restringir-se
A restrição alimentar é um dos maus hábitos alimentares que levam à frustração. Não faz sentido impor um ritmo muito rápido com o pretexto de que você deseja perder peso.
Não há evidências, por exemplo, de que ter uma dieta totalmente orgânica signifique que você se alimenta de forma saudável.
Aconselhamos que você tenha uma dieta equilibrada com base em frutas, legumes e cereais, em vez de limitar o valor nutricional da sua comida.
6- Não beber água suficiente
A água é a melhor bebida. Ajuda a drenar as células e evita a retenção. Beber muita água é ótimo para o seu corpo, pois promove a hidratação.
Os médicos recomendam beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. Observe que a água é muito melhor do que todas as outras bebidas para remover toxinas.
Se você sentir desconforto ao beber água, procure um médico especialista em cirurgia de vesícula, que poderá ver se será necessário realizar o procedimento ou não.
7- Escolher banir gordura
É importante apostar em boas gorduras ricas em ômega-3. As gorduras ajudam a fornecer ao corpo valor energético e atuam em muitas funções biológicas.
Pronto! Agora você já sabe como adquirir hábitos saudáveis para sua vida, bem como quais maus hábitos alimentares devem ser evitados.