Quer saber como funciona a carreira de servidor público no Brasil? Então é só continuar a sua leitura neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes.
Todo mundo sempre fala o quanto se tornar um servidor público oferece diversas vantagens, mas quais exatamente são elas?
Fato é que a grande maioria das pessoas procuram por esse tipo de carreira aqui no Brasil, em especial devido à estabilidade e segurança que oferece.
Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a carreira de servidor público no Brasil, quais são os requisitos para ingressar nela, quais são os salários e benefícios, entre outras questões.
Então, para entender um pouco melhor a respeito desse artigo, e só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos. Confira!
Como funciona a carreira de servidor público no Brasil?
A primeira coisa que você deve saber é que a carreira de servidor público no Brasil tem regulamentação pela nossa Constituição Federal.
Além do mais, possui todo um respaldo por leis específicas de cada órgão ou entidade pública. Fora isso, ainda possui o apoio da associação dos servidores públicos.
Outra coisa que se deve saber é que, no Brasil, há três diferentes tipos de servidores públicos. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:
- Servidores públicos estatutários: são aqueles que possuem um regime jurídico próprio, definido por lei, como é o caso dos servidores federais, estaduais e municipais.
- Servidores públicos celetistas: nada mais é que aqueles que possuem um contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como é o caso dos empregados públicos de empresas estatais, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal.
- Servidores públicos temporários: trata-se daqueles que são contratados por tempo determinado para atender a necessidades temporárias da administração pública.
Quais são os requisitos para ingressar na carreira de servidor público no Brasil?
Os requisitos para ingressar na carreira de servidor público no Brasil variam de acordo com o cargo e o órgão ou entidade pública.
Em geral, é preciso possuir a escolaridade exigida para o cargo, ser brasileiro ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso dos homens), entre outros requisitos.
Para alguns cargos, ainda é preciso passar em um concurso público.
Ou seja, trata-se de uma prova de conhecimentos específicos e/ou gerais, seguida de outras etapas, como provas práticas, testes psicológicos e avaliação de títulos.
Quais são os salários e benefícios dos servidores públicos no Brasil?
Os salários dos servidores públicos no Brasil variam de acordo com o cargo, o órgão ou entidade pública e a região do país.
Em geral, os salários iniciais são mais baixos do que no setor privado, mas a estabilidade e os benefícios compensam essa diferença.
Entre os benefícios oferecidos aos servidores públicos, podemos citar:
- Estabilidade no emprego: o servidor público não pode ser demitido sem justa causa, o que garante mais segurança e tranquilidade no emprego.
- Planos de carreira: ele possui a possibilidade de progredir na carreira por meio de promoções e progressões funcionais.
- Vale-transporte: muitos órgãos e entidades públicas oferecem vale-transporte aos servidores, para ajudar nos custos de deslocamento.
- Plano de saúde: diversas empresas públicas oferecem planos de saúde aos servidores e seus dependentes.
- Férias remuneradas: os servidores públicos têm direito a férias remuneradas de acordo com a legislação trabalhista e as normas internas de cada órgão ou entidade pública.
- Previdência social: por fim, eles têm direito a um regime próprio de previdência social, que garante aposentadoria e outros benefícios no futuro.
Quais são os desafios e oportunidades da carreira de servidor público no Brasil?
A carreira de servidor público no Brasil oferece muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, por meio de planos de carreira e programas de capacitação e treinamento.
Contudo, também apresenta alguns desafios, como a burocracia e a lentidão no processo de tomada de decisões.
Fora isso, tem a necessidade de lidar com a pressão da sociedade e da mídia em relação ao trabalho do servidor público.