Existem muitas ferramentas para a retenção de clientes, dentre elas, uma das mais atuais é o CRM para WhatsApp. Neste artigo,vamos apresentar 5 estratégias eficazes para a retenção de clientes, continue a leitura!
5 ferramentas para a retenção de clientes
O sucesso de toda empresa depende das vendas, e para isso a captação de leads e a prospeção são fatores muito importantes que merecem investimento. Pesquisas apontam que atrair um novo cliente custa 25 vezes a mais do que reter um cliente, dessa forma, além de importante para o sucesso e crescimento da sua empresa, a arte de reter clientes é lucrativa.
Selecionamos algumas estratégias e ferramentas que são excelentes para a retenção de clientes, conheça cada uma.
1- Conheça seu público e alinhe a comunicação
A comunicação é importante em todas as etapas, seja para captar leads ou para reter clientes, é ela que direciona as estratégias de venda e de marketing. Mas, para comunicar bem é preciso conhecer o público alvo.
Assim, é preciso conhecer o perfil dos seus clientes, as dores de cada um, e se mostrar uma empresa presente não só no momento da venda, mas após ele. É muito importante manter uma comunicação com o cliente, por exemplo, por meio de cupons de desconto, mensagens de aniversário e feedback de pós-venda.
A comunicação conecta a empresa com o cliente, mantendo a comunicação nas redes sociais, na identidade da marca, em brindes, em mensagens de felicitações. Saiba como o seu público se sente especial e valorizado e use isso na retenção de clientes.
2-Atendimento rápido
Esperar sempre foi um problema para a humanidade, e esperar para ser atendido é um dos motivos da desistência de uma compra. Seja por meio de mensagens ou no atendimento presencial, treine a sua equipe para atender o mais rápido possível, mantendo a qualidade.
No universo digital, ferramentas de automação de mensagem como CRM e Chat Robô, são tecnologias que podem ajudar na rapidez. Claro que jamais uma “máquina” vai substituir o atendimento de pessoa para pessoa. A dica de utilizar da automação é para direcionar as mensagens e no mesmo instante que o cliente entra em contato já receber alguma informação.
A rapidez é um fator que demonstra o quanto a empresa está preocupada em atender bem o cliente, e em ouvir o mesmo. Assim, a automação pode ser uma grande aliada nesse processo.
Além da automação,invista em funcionários, em treinamentos e veja o retorno disso na satisfação do cliente e nas avaliações. O atendimento é a chave do negócio, todos recomendam um local onde forma bem atendimentos e o mesmo ocorre ao contrário. Um mau atendimento além de perder o cliente já captado, ainda perde outros que viriam pela indicação.
3- CRM WhatsApp
Seguindo as pautas de comunicação e atendimento, temos uma excelente ferramenta para indicar, o CRM com interação com WhatsApp.
Sabemos que o WhatsApp chegou para ficar, esse app já está consolidado no mercado e está presente em milhares de celulares, sendo um dos apps mais baixados no Brasil. O Whats é utilizado pelos brasileiros de todas as idades, é visto centenas de vezes por dia, muito mais do que o tradicional e-mail.
Utilizar esse app para a comunicação da sua empresa é um grande diferencial que merece ser explorado logo. Aliar as estratégias já feitas no e-mail às novas estratégias de comunicação e vendas do WhatsApp é uma forma de expandir a comunicação, e como consequência, a retenção dos clientes.
Antes o Whats era utilizado apenas para conversas informais, mas hoje é utilizado por empresas que estão antenadas nas tendências do mercado. O WhatsApp é um diferencial para a comunicação devido às funções dinâmicas que aproximam o cliente da marca, com a possibilidade de enviar fotos, videos, áudios, figurinhas, localização e enquetes, as funções são diversas e a versão business conta com outras muito importantes para as empresas, como catálogo dos produtos.
Mas, para comunicar de uma forma assertiva, sem perder dados do cliente, e sem repetir todos os dias a mesma mensagem, é extremamente relevante utilizar um CRM WhatsApp, pois assim como o CRM é essencial para as estratégias de marketing e comunicação via e-mail, ele também é para as estratégias via Whats.
4- Valorize mais as pessoas do que o lucro
Explicamos a importância da comunicação, do atendimento rápido e de investir em um CRM com integração com o WhatsApp. Mas, a base da retenção dos clientes está em valorizar as pessoas.
Incentivamos que a sua empresa valorize mais as pessoas do que o lucro. E isso vale para o interno e externo, ou seja, para as pessoas que trabalham com você e para as pessoas que são os clientes.
Valorizar o funcionário faz com que o mesmo trabalhe motivado, que indique a empresa, que fale bem e trabalhe bem. E isso reflete na retenção de clientes, pois está atrelado a um bom atendimento e comunicação prestados.
E, em relação ao cliente, sempre ouça com atenção, não pense tanto no lucro quando chegar reclamações sobre o produto ou serviço, se necessário entregue outro produto sem cobrar, faça o serviço novamente sem custo. Invista na pessoa, valorize os elogios e as queixas de cada cliente, ouça e tenha ação.
Não olhe para as pessoas como se fossem só números lucrativos para a sua empresa, olhe para as pessoas como pessoas, como seres importantes que merecem atenção e respeito. Isso é a base da retenção de clientes, a valorização.
5- Diferencial e excelência
Seguindo o tópico anterior, a excelência está relacionada ao serviço prestado e na valorização dos ser humano, como falamos anteriormente.
Assim, se você deseja que a sua empresa se destaque, seja referência e tenha um alto número de retenção de clientes, você precisa entregar algo no mesmo nível que espera receber.
Ou seja, se deseja crescimento da sua empresa, reconhecimento de marca e indicação, precisa entregar um serviço digno daquela indicação e reconhecimento. Invista em treinamentos, invista em ações de marketing, invista em ferramentas, invista no seu negócio. Existem itens que podem ser cortados para aumentar o lucro, mas vários investimentos são essenciais e trazem um retorno a médio e longo prazo.
Não seja imediatista, invista nas pessoas e na excelência do seu serviço/produto prestado e veja, com o passar dos meses, o retorno acontecer.