A sala é o principal cômodo de um imóvel, sendo o cômodo em que as pessoas podem relaxar, se divertir, ler um bom livro, chamar os amigos, tirar um cochilo, etc. Nesse sentido, para quem decide realizar reformas, é muito importante considerar esse ambiente com todos os detalhes. Além disso, contar com a ajuda de uma construtora em Campinas é a saída ideal. Afinal, ela conta com profissionais especializados e experientes, que podem orientar da melhor forma ao longo de toda a obra.
Entretanto, também é interessante fazer algumas pesquisas sobre o assunto, a fim de entender melhor o que o construtor fala e garantir maior agilidade ao processo. Nesse sentido, o piso para sala é um dos pontos mais relevantes do ambiente e pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher o melhor. Vamos lá?
Atente-se à cor
É importante deixar claro que a cor do piso impacta diretamente na percepção de espaço do ambiente. Isso quer dizer que pisos mais claros promovem sensação de amplitude, visto que refletem melhor a luz e são ideais para salas menores. Por outro lado, pisos escuros, como os que imitam madeira ou porcelanato, são requintados e aconchegantes, mas ficam melhor em salas mais amplas. Além disso, a cor do piso deve conversar com os móveis e objetos presentes na sala, a fim de criar harmonia e sofisticação.
Pense em quem usa o ambiente
Antes de escolher o piso, é importante considerar o perfil de moradores da casa ou apartamento. Nesse sentido, em lugares em que vivem crianças, idosos ou pets, priorize a segurança e evite adquirir pisos que sejam muito lisos e escorregadios. Obviamente, você não precisa comprar um piso com antiderrapante, mas os de madeira, laminados, vinílicos e até mesmo o porcelanato são boas opções e mais seguros que mármore e cerâmica, por exemplo.
Considere o tipo de moradia
Para quem mora em casa, a emissão de ruído do piso não é um fator tão importante. Mas, caso more em apartamento, é melhor optar por um piso que tenha isolamento acústico, a fim de evitar problemas com o vizinho de baixo. Nesse sentido, o piso laminado é uma ótima pedida e caso você more em uma região muito quente, pode apostar na cerâmica ou porcelanato. A boa notícia é que todos eles contam com diferentes tipos de estampa e estilos, permitindo que se encaixem em todos os estilos de decoração.
Analise o estilo de decoração
Não podemos deixar de citar também que o piso deve combinar com o estilo de decoração do ambiente. Portanto, é indicado escolher primeiro o tipo de decoração e depois o piso e suas características. Por exemplo, um piso de mármore na sala de um casal mais jovem com estilo de vida alternativo, pode destoar bastante do gosto dos donos da casa. Isso porque, ele é um piso mais tradicional e voltado para decorações mais clássicas.
Avalie a manutenção necessária
Devemos ressaltar que a manutenção do piso irá depender de cada material com que é feito e isso precisa ser considerado, pois existem pisos mais ou menos fáceis de limpar, o que afeta bastante o dia a dia dos moradores. O porcelanato, por exemplo, é bem fácil de limpar, exigindo apenas uma vassoura e pano umedecido em água e detergente. Da mesma forma, os cerâmicos, laminados e vinílicas são fáceis e práticos. Por outro lado, o piso de madeira exige alguns cuidados, assim como o de mármore.
Cheque a durabilidade do piso
Por fim, mas não menos importante, a durabilidade do piso também é relevante no momento da compra. Porcelanato e pisos cerâmicos podem resistir até 20 anos, enquanto os vinílicos e laminados duram cerca de 15 anos. Já o mármore pode durar décadas com a manutenção adequada, sendo que o cimento queimado tem garantia de 24 meses.
Então, com as dicas do post de hoje, com certeza escolher o piso para sala será uma tarefa muito mais simples. Entretanto, devemos ressaltar a importância de ouvir os especialistas da construtora antes de fechar a compra. Afinal, eles podem perceber detalhes em sua casa ou apartamento que passaram despercebidos, indicando assim, a melhor opção para seu lar.